quinta-feira, 14 de junho de 2007

Consumo Esclarecido: todos somos consumidores

-Apresentação

O aparecimento da produção em massa, caracteristica da sociedade de consumo, lança no mercado uma grande variedade de produtos e serviços, perante os quais , muitas vezes , o consumidor carece de informação que fundamente uma escolha acertada, baseada na melhor relação qualidade/preço . Desde os anos 50 que ganhou consistência a prática de sujeição dos produtos em ensaios de testes laboratóriais com rigor a qualidade e caracteristicas anunciadas pelos produtores. Esta metelogia constitui a base da estratégia de intervenção das associações de consumidores. Aos critérios de qualidade devem acrescentar-se os requesitos ambientais - a proliferação das marcas verdes é um fenómeno que caracteriza os ultimus 20 anos. A progressiva consiêncialização das populações relativamente a problemas ambientais, tais como o desperdiciu de recursos , a contaminação e do ar e da água,tem conduzido as organizações dos consumidores a ampliar a sua esfera de acção.

A evolução das póliticas de consumo conduziu a consagração de 4 direitos fundamentais dos consumidores:o direito a segurança, o direito a estar informado, o direito a escolha , e o direito de ser ouvido.As legislações nacionais nos países desenvolvidos tendem a reflectir as crescentes preocupações e modos de actuar no âmbito da defesa dos consumidores.

O avanço das reivindicações dos consumidores relativamente a distroções do mercado e a acçao das organizações de defesa dos consumidores, permite falar em consumerismo.O termo consumerismo é uma designação genérica para a protecção e promoção dos consumidores,nomeadamente a melhoria do funcionamento do mercado através da introdução de medidas de justiça social e ecónomica. O consumerismo consiste na accção social de grupos,instituições e pessoas que procuram fazer valer os direitos legítimos do consumidor,melhorar a qualidade de vida e afirmar valores através da participação civica e política no âmbito do consumo .Em suma,estamos no campo do consumo esclarecido por oposição ao consumismo que se traduz num consumo se critérios e com riscos sociais como o individamento e o desperdício.

Os comportamentos consumistas ficam frequentementea a dever-se à enorme influência da publicidade em todos os grupos sociais. As atitudes que a publicidade veicula fazem passar, mais ou menos directamente a mensagem de que a posse de determinado produto ou marca nos diferencia no sentido positivo. É preciso estimular o sentido crítico e aprender a descodificar as imagens/mensagens das campanhas publicitárias e distinguir a realidade da ficção da sociedade do consumo. Aprender a importância do consumo esclarecido, numa sociedade onde todos somos consumidores é o principal desafio deste módulo.

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