quinta-feira, 25 de outubro de 2007

A-O Poder da Informatica


Graças á electrónica, os computadores vieram alterar completamente a vida do homem. Se inicialmente apenas eram utilizados nas grandes empresas e nos laboratórios de pesquisa das universidades, a partir da década de 70, começas a fazer parte do dia-a-dia do cidadão comum. Data desta altura o aparecimento do computador pessoal, que passou a ser verdadeiramente "democrático,acessível tanto as crianças em idade pré-escolar como á velhinha de 80 anos; ao engenheiro e ao merceeiro; ao cristão e ao budista, em qualquer ponto do globo".

O computador é utilizado pelo o estudante na procura de novos conhecimentos e na feitura e apresentação de trabalhos escolares. É utilizado na farmácia, no supermercado- actualiza as existências e passa recibo- nas livrarias, bibliotecas. A compra de bilhetes antecipados, quer seja de transportes, quer de espectáculo0s, não se faria se não existisse o computador. O levantamento automático de dinheiro durante 24 horas por dia só é possível graças ao computador.
As previsões climáticas elaboradas pelo computador tornam-se mais fiáveis e podem ser feitas com mais antecedência. Este pode também ser utilizado no controlo do transito de uma grande cidade. A politica utiliza-o para comparar impressões digitais ou para criar o retrato computorizado. Enfim, a vida moderna esta decisivamente ligada as potencialidades desta maquina que libertou o homem das tarefas mais árduas,deixando-lhe tempo para o lazer.
As potencialidades do computador são inesgotáveis. A sua capacidade de armazenar e reter informação fazem dele um instrumento privilegiado no mundo das telecomunicações, na investigação cientifica, nas empresas e nos diversos aspectos da vida quotidiana.

Nenhum comentário: