quinta-feira, 24 de maio de 2007

Ambiente e Desenvolvimento : Problemas Globais , Soluções Locais

-APRESENTAÇÃO

A expressão “Problemas Globais , Soluções Locais“ teve origem no famoso relatório das Nações Unidas(1987) da Comissão Mundial para o Ambiente e Desenvolvimento (“Think globally, act locally”). Para um cidadão , pensar globalmente significa reconhecer que as nossas acções e modo de vida têm consequências que vão para além do nosso ambiente local. Soluções Locais ou dito de outro modo – agir localmente significa assumir e partilhar a nossa responsabilidade em mudar o nosso modo de vida de forma a promover o desenvolvimento sustentável a um nível global.


O conceito de desenvolvimento sustentável emergiu nos anos oitenta em resposta à crescente consciência da necessidade de um equilíbrio entre o crescimento económico e progresso social no que diz respeito ao ambiente e á utilização dos recursos naturais. A melhoria da qualidade de vida humana e a capacidade de preservar os ecossistemas estão no cerne do conceito do desenvolvimento sustentável. A educação, a paz, a saúde e a democracia têm sido apontados como pré-requisitos para um desenvolvimento sustentável que assenta em três pilares: sociedade, ambiente e economia. A importância deste tema e as tarefas educativas que comporta levaram as Nações Unidas a estabelecer o período 2005-2014 como “Década da Educação para o Desenvolvimento sustentável”.


Pensar globalmente e agir localmente significa estar consciente que os problemas globais estão ligados ao comportamento quotidiano e agir de maneira a contribuir para o desenvolvimento humano sustentável. Esta atitude não é um luxo, mas uma necessidade face ao estado actual do ambiente e ás obrigações de cidadania num mundo globalizado. Este módulo trata dos temas e problemas ambientais que é imperativo do desenvolvimento sustentável colocou na agenda da formação dos cidadãos.

Nenhum comentário: